Um novo propósito para
A Padaria Portuguesa

Propósito :: Futurista
Estratégia de marca :: Futurista
Design :: Sentieiro Studio
Arquitetura :: João Pombeiro + XXXI Studio
Gestão de projeto:: A Padaria Portuguesa

Tipo  de projeto ::
propósito
branding
sustentabilidade

Desafio

Nascida em 2010, A Padaria Portuguesa foi adorada pelos portugueses no início. Teve um crescimento exponencial ao longo de 10 anos, tendo, na Grande Lisboa, uma rede cerca de 60 lojas próprias e mais de 1200 colaboradores, concretizando a visão inicial de tornar-se a starbucks portuguesa.

Após o ciclo de expansão e crescimento, A Padaria precisava de um novo rumo e um novo propósito, quer em termos funcionais quer simbólicos, mais alinhado com as novas tendências e capaz de se posicionar perante as transformações do mercado. A pergunta — o que ser e fazer daqui para a frente? —, definiu o desafio e inicia o processo.

Processo

No projeto, o papel da Futurista foi o de facilitar um processo interno de definição do novo propósito d’A Padaria Portuguesa — o novo motto, que sintetize a identidade e a visão para o futuro, impulsionador um novo ciclo de expansão.

Para isso, envolvemos os colaboradores e a direção na reflexão sobre o futuro e na sua construção, de forma a considerar diferentes perspectivas internas, e levar posteriormente à adoção da solução por parte de quem terá um papel crítico na implementação da estratégia. Foram realizados workshops de estratégia e de imaginação do futuro com cerca de 30 colaboradores.

Durante o processo, ficou claro para nós que o crescimento da Padaria trouxe alguns desafios, nomeadamente: o de conseguir manter a qualidade apesar da escala, já que a necessidade de antecipar produções limitava a entrega de um produto tão fresco, obrigando a alteração de processos; e o do atendimento, pelas equipas mais distantes da gestão. Estes dois fatores, e os ajustes necessários, distanciaram alguns portugueses que deixaram de se rever na portugalidade d’A Padaria, sentindo defraudar as expectativas geradas pelo nome.

F01

Imaginário e expectativas dos portugueses perante o naming  “A Padaria Portuguesa” 

Da análise ao contexto competitivo e às tendências destacou-se a importância (1) da interculturalidade enquanto marca da atualidade, (2) da abertura à experimentação de soluções de alimentação mais saudáveis através de produtos e processos mais artesanais, da transparência dos processos e ingredientes utilizados, (3) da adoção de estilos de vida saudáveis e (4) da sustentabilidade ambiental e social.

Destacaram-se também, pelo arrojo, originalidade e sofisticação das propostas, quer ao nível do ambiente quer ao nível do produto, novos concorrentes no mercado — especialistas, sofisticados e criativos (Moodboard Novos conceitos) — que contrastam com a estabilidade da nostalgia da Padaria Portuguesa, com alguma proximidade conceptual à normalidade dos cafés de rua, e com o carácter frio da cadeia repetida de lojas (Moodboard A nostalgia da Padaria).

M01.
Moodboard Novos players, conceitos e comida

M02.
Moodboard A nostalgia da Padaria

M01.
Moodboard Novos players, conceitos e comida

M02.
Moodboard A nostalgia da Padaria

Solução

A favor da Padaria encontrámos uma equipa cujo traço mais marcante são a vontade de melhorar, visível na forma como se empenhava em transformar ou escalar processos artesanais de forma a não comprometer a qualidade; e a agilidade — traduzidas na capacidade de detectar e implementar tendências muito rapidamente. Estas características foram usadas como foco do propósito.

O processo de análise evidenciou que a padaria precisava de um novo papel, uma atitude mais contemporânea, um território de portugalidade refrescado para além da nostalgia portuguesa, que a reposicionasse e levasse para mais perto dos novos conceitos e nova atitude — misturando tradições e tendências;  o daqui com o do outro lado do mundo, ou o dantes com o de agora, aportuguesando fenómenos gastronómicos internacionais ou subvertendo tradições nacionais. Por exemplo, um cachorro de choco frito, porque não?

A Padaria deveria assim representar um Portugal mais aberto e permeável, que se mistura e deixa contagiar por outras culturas e tendências — um território mais propício à criatividade, num momento em que a expansão para territórios fora da grande Lisboa eram equacionados.

A resumir estes princípios, definimos como propósito da padaria a criação de novas tradições — uma formulação alinhada com as forças e as principais características da Padaria — a escala e a agilidade — e ambiciosa porque contém, para além do novo, da inovação, a ideia de escala e de repetição sem a qual as tradições não se formam.

O compromisso com a criação de novas tradições aplica-se a muito mais do que o produto. No limite, implica inspirar a mudança, novos hábitos, novas formas de pensar, de agir e de estar. Por exemplo, comer de forma mais saudável, criar hábitos de consumo mais sustentáveis, defender uma ideia ou acabar com um preconceito. Esta linha de raciocínio permitiu-nos explorar as dimensões de sustentabilidade social e ambiental da marca.

Neste tema, a escala e o facto de ser cadeia, desempenha também aqui o papel positivo de permitir maiores níveis de impacto positivo. A conversão das toneladas de desperdício de café nos cogumelos frescos usados nos produtos da Padaria, encerrando assim o ciclo, são um exemplo disto.

A tradução do propósito foi também explorado visual e verbalmente em moodboards que orientaram o design da identidade e dos pontos de contacto, e que orientam a forma de interagir com os diferentes stakeholders, dando uma coerência e um sentido estrutural à forma como a Padaria se apresenta e o que faz.

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Dimensões do propósito

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Moodboard da solução