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Propósito

Para uma ligação mais profunda aos stakeholders é necessário definir um papel com significado no mundo — uma resposta à pergunta “para que é que eu existo?”, uma ideologia relacionada, mas que ultrapassa, a mera racionalidade do negócio. A Futurista guia o processo de revisitar os fundamentos da identidade e de definir o propósito da organização.

O nosso processo é participativo e imersivo, e envolve os principais stakeholders em debates filosóficos profundos sobre a organização.

Os valores estão na raiz de tudo o que fazemos. O projeto inicia-se com sessões de debate para identificar, repensar ou refletir em profundidade sobre o significado de cada valor.

Exploramos diversas dimensões da identidade como a história, a cultura, competências e capacidades, narrativas existentes a visão do futuro. Definimos depois o legado e o papel da organização no mundo.

Somos orientados para a prática e a nossa definição do propósito e dos valores é feita de forma a torná-los visíveis: traduzimos cada valor em comportamentos, atividades, e pontos de contacto para que estes sejam vividos.

Quando o propósito muda, a identidade visual e verbal também mudam, não só para se alinhar com o novo conceito, mas para marcar claramente a transformação e o novo ciclo. A Futurista faz o trabalho de criação da identidade visual e verbal.

Para envolver as partes interessadas e levá-las a viver e contribuir para o propósito, também definimos e implementamos um plano que envolve e comunica com cada um.

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A Padaria Portuguesa

Cervejaria Trindade

Programa de gestão da ética

A ética é uma viagem ao cerne da identidade da empresa, está relacionada com os valores e implica o debate sobre o que ela valoriza, quais as questões não negociáveis e as linhas vermelhas que a empresa não está disposta a cruzar. Trata-se determinar como se espera que a organização se comporte. Por outro lado, a Ética implica a capacidade organizacional (das suas pessoas) de pensar criticamente, e fazer escolhas em linha com os valores, em cada situação.

A nossa abordagem envolve os principais stakeholders porque a sua participação na construção das regras estabelece um compromisso à partida que facilita a adoção. Durante o projeto iremos:

• discutir os valores e alguns dilemas éticos;

• entender em profundidade o clima ético da organização;

• criar o programa de ética, desenhando pontos de contacto que levam a ética às pessoas de forma diferente da tradicional, repensar instrumentos e processos, como o código de ética, ou os sistemas de avaliação e reporte.

Aplicamos técnicas de branding à comunicação da ética, para envolver e alinhar os principais stakeholders de forma mais eficaz com o código, e levá-los a sentir a importância de adotar um comportamento ético em todas as situações, para alcançar uma organização que vive a ética.

Os nossos programas de formação são concebidos para alcançar uma organização inteligente em termos de ética — com capacidade de ver, pensar e decidir eticamente em todas as situações. Nas sessões são discutidos em profundidade temas críticos do código aplicado a situações práticas.

E porque muitas as questões que podem surgir de um ponto de vista ético ligadas ao dia-a-dia da organização, organizamos sessões de reflexão sobre as questões à medida que surgem, para apoiar a gestão de topo no desenvolvimento de uma liderança ética.

Sustainability and Regenerative Design

Se pretende ter um negócio sustentável, e incorporar os princípios da sustentabilidade em tudo o que a sua organização faz, a futurista pode ajudá-lo a atingir esses objetivos.

Definimos a estratégia de sustentabilidade e o plano de ação. Começamos por fazer uma avaliação dos desafios mais críticos de sustentabilidade do seu negócio, por olhar para o seu portfólio, bem como para os processos de produção, distribuição e consumo, e para o impacto no fim de vida. Definimos os objetivos e compromissos de sustentabilidade da organização. Ao escutar diferentes partes interessadas, definimos prioridades e parceiros relevantes, e um plano de ação.

Também podemos construir  o business case da sustentabilidade das empresas para que consiga proativamente mostrar resultados e impacto.

Através do design regenerativo, avaliamos partes específicas de uma experiência e redesenhamo-los de acordo com os princípios da circularidade, tornando-os melhores também para pessoas e planeta.

Mergulhamos nos temas críticos da sustentabilidade e iniciamos um processo de reconceptualização de modelos, produtos ou processos, e de redesenhá-las para que funcionem de outra forma, melhor para todos. Pesquisamos tecnologias emergentes e juntamos especialistas em workshops criativos para chegarmos a possibilidades de futuro.

A nossa abordagem traz técnicas de branding e comunicação à sustentabilidade, para torná-la visível ao longo de uma experiência de utilização, definindo uma linguagem comum, ajustando símbolos e narrativas, e criando pontos de contacto diferenciadores. Definimos também planos de envolvimento dos consumidores e da comunidade.

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A Padaria Portuguesa

Frize

Mindful branding

A nossa abordagem ao branding é conscienciosa. O nosso processo é inclusivo, para além das questões organizacionais, das questões relacionadas com as pessoas ou o planeta. Ao longo do processo vamos colocando questões éticas para chegar a conceitos com uma boa pegada mental e com elasticidade para incorporar as questões de sustentabilidade.

O branding é a gestão das perceções — o processo de definir como queremos ser percebidos e como lá chegar. O que fazemos para isso?

• auditoria e estratégia de marca: conhecer as partes interessadas e as partes implicadas, compreender a dinâmica competitiva, conhecer a fonte de valor da organização e avaliar a experiência para perceber a razão para a perceção. Encontrar o lugar, de preferência único, no mercado e definir a marca.

• arquitetura de marca: organizar o portfólio e definir as regras de interação entre as marcas.

Identidade visual e verbal:  Ao nível estratégico definimos os elementos que representam os significados que pretendemos veicular, criando coleções sensoriais visuais e verbais de elementos que melhor traduzem a ideia da marca.

Criamos depois elementos como namings, assinaturas ou descritivos de negócio e criamos os elementos que compõem a identidade visual, como o símbolo e logótipo, e a linguagem de marca que os complementa, como elementos gráficos, tipográficos e fotográficos, etc.

Brand experience:  A um nível estratégico, definimos a forma como as pessoas vão experienciar a marca para que a posicionem onde é pretendido: definimos pontos de contacto como produtos, a distribuição, os processos e outras evidências físicas. Na fase de execução criativa, desenhamos os pontos de contacto combinando diversas especialidades, desde a redação de conteúdos ao design 2D, 3D digital e interativo.

Gestão de projeto: acompanhamos a execução criativa através da criação de briefings para inspirar as equipas, e através da presença em momentos chave de apresentação, para facilitar o processo de decisão e garantir alinhamento estratégico e coerência entre as especialidades.

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Lisbon School of Design

Nova essência Sumol

Cervejaria Trindade

Inovação conceptual

Se quer encontrar novas oportunidades de crescimento, podemos ajudá-lo a antecipar o futuro, a desenvolver conceitos para testá-los antes de levá-los ao mercado.

A busca por potencial tem muitas fontes. Enquanto a tecnologia é certamente uma delas, uma grande parte das oportunidades são low-tech, conceptuais. Seguindo esta linha, os nossos processos de inovação advêm de necessidades emergentes das pessoas, e da emergência de mudarmos a forma de operarmos, pelo planeta. Em sessões criativas de alta intensidade,  exploramos possíveis futuros e usamos técnicas de imaginação para revelar possibilidades escondidas, trazer novas ideias à luz, e criar novos conceitos.

Misturamos as pessoas e o planeta como fonte de inovação conceptual.

Identificamos stakeholders impactados negativamente pelas soluções existentes. Através da etnografia, identificamos e procuramos compreender profundamente novos hábitos e tendências. Mergulhamos nas realidades particulares e no contexto cultural dos utilizadores para chegar a insights inspiradores.

Na perspetiva do planeta, consideramos todos os seres vivos como partes implicadas. Colocando-os no centro do processo de inovação, desenvolvemos conceitos com o bem-estar desses implicados em mente. Mergulhamos nos temas críticos da sustentabilidade e iniciamos um processo de reconceptualizar as coisas — modelos, produtos, processos — redesenhá-las para que funcionem de outra forma, melhor para todos.

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Cucurico

Cervejaria Trindade