Rebranding da
Lisbon School of Design

Propósito :: Futurista
Estratégia de marca :: Futurista
Design :: Uma Design Studio
Gestão de projeto:: Futurista / LSD

Tipo de projeto ::
propósito
branding

Desafio

Após várias tentativas frustradas de alteração da identidade visual, a direção da escola chamou a Futurista para ajudar na mudança. A identidade, antiga e datada, já não refletia o arrojo contemporâneo necessário a uma escola de design, e representava o risco de não ser capaz de atrair novos alunos e de desmotivar internamente o corpo docente.

Para além do desafio cultural, foi definido como principal desafio a identificação dos principais fatores de diferenciação da escola. Foi também identificado como desafio pensar em formas de superar as limitações de espaço que estrangulavam o crescimento da escola.

Processo

A futurista dinamizou um conjunto de sessões criativas com professores, e entrevistas individuais de profundidade com diversos stakeholders, em que ficou clara a capacidade da escola de estabelecer pontes com o mercado de trabalho, com uma colocação dos alunos finalistas a rondar os 80% — algo que, perante outras escolas especializadas em design, se revelou um fator diferenciador.

Solução

Assim, a ideia de ponte e ligação emergiu como base central da identidade, fortalecida com outras evidências como as inúmeras histórias de amizade construídas entre professores e alunos no ambiente familiar da escola. 

A Futurista definiu também um conjunto de serviços e atividades que fortaleceram mais essa ideia de “ponte”, como o desenvolvimento de cursos em oficinas, fábricas e ateliers reconhecidos, funcionando, o conceito, como reforço da ideia de ponte e como forma de resolução do problema de estrangulamento do crescimento imposto pela limitação de espaço.

Depois de explorar moodboards de possibilidades para a nova identidade, a Futurista ajudou a selecionar a empresa de design que iria desenvolver o projeto.

Desenhada pela UMA Brand Studio, um atelier de design que adoramos, a identidade utiliza a letra S como ligação entre elementos: uma ligação com vida, que se multiplica em cores e formas distintas, numa explosão que lembra o target e a dinâmica desta ambiciosa escola de design.