Rebranding
Tripas-coração

Estratégia :: Futurista
Design :: José Maria Cunha
Branding Digital :: Maria Adelaide
Gestão de projeto :: Futurista / Tripas-Coração

Project type ::
branding

Challenge

A fuga é uma empresa de alojamento local que gere uma rede de apartamentos de luxo no Porto. Nasceu com a ascensão de plataformas digitais de alojamento como o booking e o airbnb. Contactaram a Futurista por acreditarem ser o momento de criar uma marca independente dos canais digitais que preservasse a identidade informal, próxima e local.

Nesse sentido, pediram à Futurista que olhasse para a experiência com a marca Fuga e que criasse um conceito distintivo.

Processo

The process envolveu uma exaustiva análise competitiva, and workshops criativos e estratégicos.

Processo

The process envolveu uma exaustiva análise competitiva, and workshops criativos e estratégicos.

Olhando para o projeto “fuga” destacamos o caracter cosmopolita que mistura a autenticidade dos apartamentos — com traços marcadamente  locais —  com o conforto da arquitetura atual.

Destacamos também a informalidade e proximidade dos hospedeiros, muito envolvidos pessoalmente com cada visitante, com uma abordagem muito humana, focada nas relações interpessoais, capazes de proporcionar experiências únicas e fora dos percursos mais comuns — algo bastante distintivo da concorrência. 

Este traço distinitivo resulta numa rede interna de artesãos e criadores locais que fornecem e mobilam os apartamentos.

Solução

Esta grande família local foi identificada como a principal diferenciação da marca, um princípio com elasticidade para ser o conceito central da marca para, por um lado, passar a oferecer um conjunto de serviços aos hóspedes (por exemplo, entrega do pequeno almoço) para tornar a marca mais competitiva comparativamente aos apartamentos com serviço; e, por outro lado, para permitir aos hóspedes interagir com os locais, começando pelos donos dos apartamentos e expandindo-se a outros residentes locais.

Solução

Esta grande família local foi identificada como a principal diferenciação da marca, um princípio com elasticidade para ser o conceito central da marca para, por um lado, passar a oferecer um conjunto de serviços aos hóspedes (por exemplo, entrega do pequeno almoço) para tornar a marca mais competitiva comparativamente aos apartamentos com serviço; e, por outro lado, para permitir aos hóspedes interagir com os locais, começando pelos donos dos apartamentos e expandindo-se a outros residentes locais.

A identidade mantém esse lado pessoal, através da definição de pontos de contacto específicos para incentivar a imersão na cidade e nas pessoas: um album de memórias dos quatro amigos fundadores que dá pistas para a sua rede de amigos e conhecidos, e pistas para percursos e encontros, para conhecer a cidade; um mapa vazio serve para fazer anotações e desenhar a experiência adequada a cada um.

A identidade foca-se neste movimento e nos sincronismos que acontecem quando nos conectamos com alguém a um nível mais profundo — a nossa sugestão foi a criação de mensagens anamórficas escondidas onde menos se espera, que criam uma não-marca.

Também propusemos mudar o nome Fuga, porque o conceito é o oposto ao de isolamento, é de imersão na cidade.

O nome a que chegámos é Tripas-Coração, um nome emotivo e próximo, com alma do norte, que quisemos que funcionasse como quebra gelo e desafio, para que os hóspedes interagissem com a palavra escrita e sonora tão única como é coração, com cedilha e til e o som ão; para que tentassem (e aprendessem a) dizê-lo durante a estadia e pudessem explorar o significado da expressão.