Cucurico
Inovação numa empresa de
produção de frangos
Inovação conceptual:: Futurista
Estratégia de marca:: Futurista
Design :: This is Pacífica
Gestão de projeto :: Lusiaves
Tipo de projeto::
inovação
branding
Desafio
O Grupo Lusiaves é líder no mercado da produção de aves. A empresa adotou uma estratégia de verticalização e, durante 25 anos, expandiu o seu negócio ao longo de toda a cadeia. Na altura, encontrava-se num momento de expandir o negócio para outras áreas.
Quando chegámos à Lusiaves, o Grupo tinha aberto um supermercado de pequena dimensão em Leiria, para testar a validade do conceito junto dos consumidores. A Lusiaves pediu-nos para avaliar esse conceito e perceber a sua viabilidade para expandir; e para pensar em novas formas de expandir o negócio.
Processo
O trabalho da Futurista foi, num primeiro momento, o de identificar mercados com potencial para inovação. Fizémo-lo através de uma análise exaustiva das capacidades do grupo, e através de uma identificação preliminar dos mercados com maior potencial em termos de diferenciação, relevância e criação de valor.
Também organizámos workshops criativos para explorar o potencial de entrar em diferentes mercados; e workshops estratégicos sobre o potencial de cada conceito, inclusive, o do supermercado. No final da primeira ronda de debates, decidimos eliminar o conceito do supermercado, já que escalá-lo poderia ferir suscetibilidades dos principais clientes — as grandes superfícies — num mercado consolidado com o poder concentrado na mão de poucos.
Na altura também decidimos explorar dois conceitos na fase de imaginação. A pesquisa etnográfica e os workshops co-criativos que misturaram artistas, designers, consumidores e a gestão de topo da Lusiaves, forneceram-nos alguns insights inesperados sobre potenciais utilizadores de um mercado tradicional português cuja estagnação é evidente há muitos anos e que nunca foi reinventado: o das churrasqueiras de bairro.
F01
Conceito selecionado
F01
Conceito selecionado
M01
O processo: workshops estratégicos e criativos
Após definirmos o conceito testámos e aperfeiçoámos a solução detalhada. Definimos as características detalhadas do produto, a marca e a arquitectura de marca.
Também definimos a experiência. A partir da média do mercado das churrasqueiras de bairro, redefinimos a experiência de compra e de utilização, através da definição de elementos diferenciadores marcadores da experiência para cada formato de ponto de venda: do flagship ao tamanho mínimo. Definimos também os processos de interação do utilizador com a marca e os pontos de contacto. Desenvolvemos depois moodboards de semiótica para inspirar o design final da identidade nos diversos pontos de contacto da marca.